Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 29 de Janeiro

Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 29 de Janeiro
Mc 4, 1-20 – Parábola do semeador

           Na introdução à parábola do semeador, o evangelista fala-nos que Jesus saindo de casa, sentou-se junto ao mar, sugerindo a ideia da vinda de Jesus ao mundo, “para estar, pela sua Encarnação, mais próximo a nós” (S. João Crisóstomo). No início da parábola, Ele volta a dizer: “Saiu o semeador a semear”, referindo-se a Jesus, que veio lançar a semente da Palavra em nossos corações para que ela penetre e crie raízes, dando muitos frutos. S. Cirilo de Alexandria insiste que “Jesus é o verdadeiro Semeador, que comunica a nós, terra boa, a boa semente da Palavra e cuja messe são os frutos espirituais”. 
           É a aventura da semente no terreno dos corações humanos. A intenção principal da parábola é justamente salientar o destino da semente, que, proveniente do alto, germina de acordo com a qualidade de cada terreno. Assim, “uma parte foi lançada à beira do caminho”, terreno “pisado pelos pés de todos”. Então, destaca S. Cirilo de Jerusalém, “o grão é levado pelos pássaros, que são os espíritos imundos”. Outra parte das sementes “caiu em lugares pedregosos e não é capaz de criar raízes, estes não têm constância nem profundidade. A semente logo sucumbe, diante das tribulações ou da perseguição por causa da Palavra, pois não há aprofundamento do mistério e a sua piedade é evanescente e sem raiz. Estes são fracos no espírito”. Há também as sementes que caem entre os espinhos, que, S. Jerônimo interpreta como sendo “os corações dos que se tornam escravos dos prazeres e dos cuidados desse mundo. Sufocam a Palavra de Deus e fragilizam a virtude”.
O fato de alguns grãos não terem sucesso é superado pelo número vertiginoso do tríplice rendimento do grão que encontra terra boa. Ele produz “fruto à razão de cem, sessenta e trinta por um”, pois a luz divina, ainda que só encontre uma pequena e estreita fresta no coração humano, dilata-o prodigiosamente e ele, transformado e purificado, irradia justiça, paz e alegria espiritual.  Então, a semente expressa sua realidade criadora, fazendo eco imediato de uma inspiração que une, quem a acolhe, a um povo e à Aliança da misericórdia divina. Seus frutos serão abundantes. Portanto, o desígnio divino não é arbitrário. O que Cristo anuncia, Ele quer realizar em nós, e quer que sejamos o que Ele é: filhos do Pai celestial.
Na conclusão, diz Jesus: “Quem tem ouvidos, ouça”. Forte, solene e conciso apelo. O terreno corresponde à disposição interior do coração humano, de sorte que a responsabilidade cabe a cada pessoa em sua liberdade. S. João Crisóstomo destaca que “não tem culpa, nem o lavrador, nem a semente, mas a terra que a recebe, e mesmo assim não por causa da natureza, mas por força da intenção e da disposição”. S. Basílio Magno pergunta-se: “Como compreender as palavras de Jesus: ‘Quem tem ouvidos para ouvir, ouça’? É evidente que alguns possuem ouvidos melhores e melhor podem entender as palavras de Deus. Mas o que dizer dos que não têm tais ouvidos? ‘Surdos, ouvi, e vós cegos, vede’ (Isaías 42,118). Expressões todas elas usadas em relação ao homem interior”.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro