Reflexão do Evangelho de Quinta-feira – 13 de Março

Reflexão do Evangelho de Quinta-feira – 13 de Março
Mt 7, 7-12: Confiar no Pai - Pedi e vos será dado

         A própria angústia do homem, suscitada pela certeza de sua morte, exprime seu desejo de felicidade e de superação. S. Irineu exclama: “Uma vida sem eternidade é indigna do nome de vida. Verdadeira é unicamente a vida eterna”. Deveras, ambicionamos aceder ao que nos transcende, elevando-nos a um nível novo de existência que, para nós cristãos, significa crescer na verdade de nós mesmos, percorrendo o caminho trilhado por Cristo. A solidariedade com Ele, ou melhor, a inclusão nele de toda a humanidade regenerada, qual força interior de esperança, permite-nos vislumbrar a vida nos horizontes da eternidade de Deus. Mas entre Cristo e nós há bem mais do que a simples solidariedade natural, existente entre todos nós. Nós nos encontramos em seu corpo, pois Ele não é um em oposição a nós, Ele é um entre nós. Então, nossa angústia se transforma em esperança não apenas como algo do futuro, mas como o futuro já presente e atuando no agora de nossa vida.
Por conseguinte, a esperança situa-se não apenas no curso visível, traçado pelos acontecimentos narrados pelos historiadores, mas no nível da luta espiritual decisiva que move silenciosamente a história, conferindo-lhe sentido eterno, graças à premissa de que Deus assumiu um corpo próprio. Em Jesus, participamos da luz divina e elevamos nossa prece ao Pai celestial, que vem, graciosamente, ao nosso encontro, conferindo-nos dons para além de nossas expectativas. O Senhor torna sua a nossa prece, a nossa súplica, e o Pai não deixa de atendê-lo, pois diz Ele: “Eu e o Pai somos um só”. Eis o fundamento da confiança no Pai, confiança que nos leva, na oração, aos braços daquele que nos afaga em sua bondade misericordiosa. No silêncio do coração, ouvimos então a parábola, contada pelo Senhor, sobre o amigo importuno, atendido graças à sua perseverante insistência: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis, batei e vos será aberto”. Na atitude filial do discípulo em relação ao Pai, nosso coração bate o compasso da confiança, apresentando súplicas e pedidos. “O Senhor não simplesmente ordena pedir, comenta S, João Crisóstomo, mas quer que as nossas preces sejam fervorosas e perseverantes: eis o sentido da palavra ‘buscai’”.
        Se há dúvidas ou incertezas, elas se dissipam graças às palavras de Jesus: “pedi”, “buscai”, “batei” e sereis atendidos. À incredulidade contrapõem-se a serenidade e a firmeza do divino Mestre, pois a sua misericórdia não tem limite, nada a supera, de tal modo que S. João Clímaco pode afirmar: “Aquele que se desespera se dá a si mesmo a morte”. Sem hesitação e movidos pela fé, batamos à porta do Senhor e dele nos aproximemos, e Ele realizará milagres, transformará os corações endurecidos e pecadores. Em todos habitará a força da vida nova do Ressuscitado. Inverte-se a ordem, e pasmos ousamos confessar: a expectativa já não é nossa, é de Deus, que se coloca no aguardo de nossa resposta à sua graça e ao seu amor, o que dá lugar às palavras de S. Agostinho: “Cada um se examine e dê graças ao doador de todo o bem. Rende-lhe graças, sem deixar de suplicar o que ainda não lhe foi outorgado. Nós nos enriquecemos recebendo, Ele não se empobrece dando”.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro