Reflexão do Evangelho de domingo 14 de agosto





Reflexão do Evangelho de domingo 14 de agosto
Lc 12,49-53 - Jesus causa divisões
      

       Pasmos, ouvimos as palavras de Jesus: “Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada”. Na realidade, Jesus leva uma vida itinerante, não vagueando pelo mundo ao léu, sem saber o que o aguardava. Com objetivos claros, segue um desígnio e, de modo lúcido, em perfeita comunhão com o Pai, Ele quer realizá-lo. A firmeza das palavras e a clareza de seus ensinamentos mostram a vontade de cumprir uma missão, anunciada como presença eficaz da misericórdia divina. Mensagem que fascinava seus seguidores, e os deixava, ao mesmo tempo, inquietos, pois prenunciava, igualmente, salvação e juízo: a alusão à espada de duplo fio significa a separação entre os que acolhem e os que rejeitam o Reino de Deus, que está chegando. 
Assim, as palavras de Jesus assustam e enchem de medo os discípulos, pois aquela é a hora de uma decisão, cada vez mais manifestada, e da qual não se pode escapar. Ao dizer que não veio trazer paz, mas espada, Jesus declara que a sua mensagem e os seus ensinamentos não permitem delongas; urgem uma decisão, vivida em amor ao Pai e em serviço aos homens. Porém, respeitando a real liberdade de cada um, o Mestre não força, simplesmente, espera que seus seguidores cortem as amarras da escravidão do pecado e, livres, o sigam, tendo-o como o enviado de Deus, aquele que convive misericordiosamente com os pecadores e lhes oferece o perdão.    
        Impressionava a todos o tom incisivo de suas palavras, que expressavam a abolição do desejo de dominação sobre os outros e anunciavam a chegada do novo Reino de serviço mútuo. Jesus não condenava ninguém. Mas deixava aos discípulos a liberdade de, a partir do seu ensinamento, segui-lo ou não: “Se alguém quer me seguir deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir-me”. Essa prontidão em segui-lo exige escolha e permite compreender a razão de Ele falar da renúncia aos pais e familiares. Aliás, a palavra renúncia assume aqui o sentido positivo de se colocar no total serviço à causa de Deus; é pertença a Jesus e ao Reino de Deus; é verdadeiro amor, que dá direito de cidadania a todas as criaturas.   
Nesse sentido, exclama S. Agostinho: “Eu vos amo em Cristo, mas não vos amo em lugar de Cristo. Sede comigo nele, mas não eu convosco sem Ele”. Para Agostinho, o amor em Cristo derramava luz sobre tudo o que o rodeava e em tudo ele glorificava Deus no reconhecimento do valor universal da morte redentora de Cristo. No coração daquele que segue Jesus, o amor é a atmosfera que penetra sua vida e o orienta para a comunhão, no diálogo com outros modos de ver e de conceber a vida: ele se torna, também, oferta de salvação. Ao invés, aquele que não se deixa invadir por esse amor, coloca-se numa perspectiva, única e absoluta, fechando-se a todo tipo de diálogo: cria divisão, resultante da estreiteza de compreensão e da rejeição de todos os que não pensam e não vivem como ele.
Então, soam profeticamente as palavras do Apocalipse: “O Espírito e a Esposa dizem: ‘Vem! ’. Que aquele que ouve diga também: ‘Vem! ’. Que o sedento venha, e quem o deseja, receba gratuitamente água da vida” (22,17). E quem bebe dessa água da vida cria harmonia entre todos e gera unidade na comunhão fraterna.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro