Reflexão do Evangelho de sábado 20 de agosto





Reflexão do Evangelho de sábado 20 de agosto

Mt 23, 1-12 -  Hipocrisia e vaidade dos fariseus



        No tempo de Jesus, as autoridades religiosas, mais precisamente, alguns fariseus, sentam-se na “cátedra de Moisés”, no desejo de serem reconhecidos e exaltados pelo povo, como cumpridores do ideal do judeu observante. Mas por não colocarem em prática o que ensinavam, eles esvaziam as leis divinas de sua verdadeira intenção, e estabelecem regulamentos humanos, designados por Jesus como “pesados fardos, que colocam nos ombros” do povo. Ao contrário deles, os ensinamentos do Mestre refletem simplicidade e ternura pelos mais humildes; sua oração é suave, simples e causa mais prazer que obrigação; sua interpretação da Lei traduz compreensão e conduz à prática do bem. No entanto, os fariseus o rechaçam e consideram sua atuação como “contra a Lei”. Jesus não se intimida. Porém, evitando resvalar numa religião do “ópio”, que amorteceria o sofrimento e a humilhação dos pequenos com falsas promessas, Ele liberta seus ouvintes da visão de um Deus “déspota”, que escraviza e tolhe a alegria da vida.  

        Por isso, após ter confundido os herodianos, saduceus e escribas, Ele agora se dirige aos fariseus, rigorosos e tradicionalistas intérpretes das mínimas prescrições da Lei. Se eles substituem a Lei de Deus por normas obrigatórias, Jesus fala da salvação universal, que inclui vida, alegria e paz para toda a humanidade. Por isso, diz-lhes: “Ai de vós, fariseus, sábios e guias espirituais! Hipócritas! ”. A multidão e os discípulos o escutavam com prazer. De fato, em vez de situar a Lei entre Deus e os homens, Ele orienta seus ouvintes a um relacionamento pessoal direto com o Pai, Deus das misericórdias. E não só. Ele alerta sobre o perigo de que a mera observância exterior das prescrições esteja escondendo, sob o manto de uma pureza legal, uma impureza interior; quem vive assim, longe do conteúdo da pregação dos profetas, “é como um sepulcro caiado”.

A crítica de Jesus não atinge diretamente a Lei ou as suas prescrições, mas sim a atitude e a mentalidade com que os fariseus as observavam: se fazem alguma coisa, é para serem admirados por todos. Para Jesus, não existe espaço para o casuísmo, tampouco para os pesados fardos postos nos ombros dos outros; o que vale é a caridade para com todos, pois o amor, que atrai e une, estabelece o Reino de Deus, como a plenitude eterna, já presente em nossa história.   

         A voz do Senhor, mais afiada do que uma espada, soa como um vivo apelo à conversão (metánoia) e à vivência interior da fé no amor e na comunhão fraterna; urge passar do pecado à virtude, do erro à verdade. Se muitos deles afastam-se de Jesus, porque incapazes de observar o sentido mais profundo da Lei: o amor a Deus e ao próximo; muitos outros se convertem e compreendem, segundo Orígenes, que “os verdadeiros discípulos de Jesus ligam a Lei de Deus à mão, pela prática das boas obras. Jamais fazem dos mandamentos penduricalhos diante dos olhos de sua alma”. Alusão aos fariseus, que escreviam o Decálogo da Lei em finos pergaminhos, levando-os dobrados e atados em suas frontes, pois julgavam estar assim cumprindo os mandamentos da Lei.



Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro