Reflexão do Evangelho de sábado 20 de agosto
Reflexão do Evangelho de
sábado 20 de agosto
Mt 23, 1-12 - Hipocrisia e vaidade dos fariseus
No tempo de Jesus, as autoridades religiosas, mais
precisamente, alguns fariseus, sentam-se na “cátedra de Moisés”, no desejo de
serem reconhecidos e exaltados pelo povo, como cumpridores do ideal do judeu
observante. Mas por não colocarem em prática o que ensinavam, eles esvaziam as
leis divinas de sua verdadeira intenção, e estabelecem regulamentos humanos, designados
por Jesus como “pesados fardos, que colocam nos ombros” do povo. Ao contrário
deles, os ensinamentos do Mestre refletem simplicidade e ternura pelos mais
humildes; sua oração é suave, simples e causa mais prazer que obrigação; sua
interpretação da Lei traduz compreensão e conduz à prática do bem. No entanto, os
fariseus o rechaçam e consideram sua atuação como “contra a Lei”. Jesus não se
intimida. Porém, evitando resvalar numa religião do “ópio”, que amorteceria o
sofrimento e a humilhação dos pequenos com falsas promessas, Ele liberta seus
ouvintes da visão de um Deus “déspota”, que escraviza e tolhe a alegria da vida.
Por isso, após ter confundido os herodianos, saduceus e
escribas, Ele agora se dirige aos fariseus, rigorosos e tradicionalistas
intérpretes das mínimas prescrições da Lei. Se eles substituem a Lei de Deus
por normas obrigatórias, Jesus fala da salvação universal, que inclui vida,
alegria e paz para toda a humanidade. Por isso, diz-lhes: “Ai de vós, fariseus,
sábios e guias espirituais! Hipócritas! ”. A multidão e os discípulos o escutavam
com prazer. De fato, em vez de situar a Lei entre Deus e os homens, Ele orienta
seus ouvintes a um relacionamento pessoal direto com o Pai, Deus das
misericórdias. E não só. Ele alerta sobre o perigo de que a mera observância
exterior das prescrições esteja escondendo, sob o manto de uma pureza legal, uma
impureza interior; quem vive assim, longe do conteúdo da pregação dos profetas,
“é como um sepulcro caiado”.
A crítica
de Jesus não atinge diretamente a Lei ou as suas prescrições, mas sim a atitude
e a mentalidade com que os fariseus as observavam: se fazem alguma coisa, é
para serem admirados por todos. Para Jesus, não existe espaço para o casuísmo,
tampouco para os pesados fardos postos nos ombros dos outros; o que vale é a
caridade para com todos, pois o amor, que atrai e une, estabelece o Reino de
Deus, como a plenitude eterna, já presente em nossa história.
A voz do Senhor, mais afiada do que
uma espada, soa como um vivo apelo à conversão (metánoia) e à vivência interior da fé no amor e na comunhão fraterna;
urge passar do pecado à virtude, do erro à verdade. Se muitos deles afastam-se
de Jesus, porque incapazes de observar o sentido mais profundo da Lei: o amor a
Deus e ao próximo; muitos outros se convertem e compreendem, segundo Orígenes,
que “os verdadeiros discípulos de Jesus ligam a Lei de Deus à mão, pela prática
das boas obras. Jamais fazem dos mandamentos penduricalhos diante dos olhos de
sua alma”. Alusão aos fariseus, que escreviam o Decálogo da Lei em finos
pergaminhos, levando-os dobrados e atados em suas frontes, pois julgavam estar
assim cumprindo os mandamentos da Lei.
Dom Fernando Antônio
Figueiredo, OFM
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