Reflexão do Evangelho de Lc 9, 1-6 - A missão dos Doze - Quarta-feira 24 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 1-6 - A missão dos Doze
Quarta-feira 24 de Setembro
          
       Um dia, Jesus participava de uma festa de casamento e, alertado por sua mãe, percebe o constrangimento do dono da casa, pois acabara o vinho. E para que o organizador da festa não se envergonhasse e os convivas não se entristecessem, Ele manifesta, pela primeira vez, o seu poder. O fato impressiona seus discípulos, que tinham deixado as redes sem hesitar para segui-lo. Mais tarde, Jesus escolhe dentre eles doze Apóstolos e os “envia a proclamar o Reino de Deus e a curar”. Com ênfase, recomenda-lhes que nada levem consigo, pois Ele os quer livres de todo apego aos bens materiais e de toda preocupação em obter posses terrenas. A partir daquele dia, eles viverão desapegados de tudo, sem preocupações como os pássaros do céu.
No entanto, nas areias áridas do desprendimento e da renúncia, suspirando por um refrigério, eles vislumbram no horizonte, num oásis de paz, o vulto do Senhor, que os proverá. “A glória deles, reflete S. Cirilo de Alexandria, não é a de não possuírem nada, mas a de se colocarem nas mãos divinas”. A renúncia alcança então seu sentido original de adesão pessoal e profunda a Deus, o que lhes permite contemplar, no cumprimento da missão confiada pelo Senhor, a aurora da alegria sobrenatural. Como discípulos, fiéis seguidores de Jesus, eles se assemelham Àquele que lhes “ordena dar gratuitamente o que gratuitamente eles tinham recebido”.
       Ao mandato de dar gratuitamente corresponde a ordem de evangelizar, fruto não de um capricho, mas do amor, “energia divina”, que inflama a alma sem cessar e a reúne a Deus pela força do Espírito Santo. O verdadeiro milagre não foi o que eles testemunharam na festa de bodas, mas é aquele que se realiza em seus corações e faz, séculos mais tarde, S. João Clímaco exclamar: “Tu feriste minha alma, ó Amor, e meu coração não pode suportar tuas chamas. Avanço, louvando-te”. 
Tomando-os à parte, Jesus confia aos Apóstolos sua própria missão terrestre, enviando-os “às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Na simplicidade e despojamento, eles hão de realizá-la “em nome do Cristo”, que agiria neles e por meio deles. Experiência misteriosa e única. O Mestre garantia que a doação generosa aos seus semelhantes seria sintoma do verdadeiro amor a Deus, que pacificaria suas almas e os purificaria no cadinho do “amor insaciável”. Eles recebiam o poder de comunicar a paz do Senhor aos que fossem dignos dela e de imitar a doação gratuita de sua vida ao Pai e aos irmãos. Na eternidade, essa generosidade iria se manifestar na participação da Glória de Deus.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro