Reflexão do Evangelho de quinta-feira 23 de junho



Reflexão do Evangelho de quinta-feira 23 de junho
Mt 7, 21-29 - Os verdadeiros discípulos
      

       Aos olhos de Jesus, não escapava o andar arrogante dos doutores da Lei, que mantinham uma atmosfera de falsa piedade e de formalismos cultuais. Sem desprezá-los, mas querendo preservar os Apóstolos desse perigo, recomenda-lhes: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus”. Para ser salvo, não basta aparentar piedade, é necessário ter fé. Fé autêntica, fundada no cumprimento da vontade do Pai e na prática do bem. A dicotomia entre o “dizer” e o “fazer” é desconhecida a Jesus para quem dizer é fazer (rhêma, em grego, ou dâbâr, em hebraico).
Por conseguinte, dizer “Senhor, Senhor”, é comprometer-se a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e a testemunhar a sua mensagem, que significa para o discípulo salvação, embora ele se reconheça pecador e indigno. Não basta invocar o nome do Senhor, é preciso fazer a sua vontade: a consistência da profissão de fé se fundamenta numa existência ativa, em sentido ético e religioso, que permite ao discípulo desdobrar suas possibilidades humanas e ser conduzido à “luz” do Tabor, pois, segundo Orígenes, “todo homem é por natureza templo de Deus, e foi criado para acolher em si a glória de Deus”. Por conseguinte, a Palavra de Deus, eficaz nela mesma, não dispensa jamais a colaboração do homem, pois Deus permanece, ousamos dizer, à espera de sua decisão, ato livre de sua vontade.
Após salientar esses importantes aspectos da vida e da espiritualidade cristã, Jesus passa, naturalmente, a falar da necessidade de construirmos nossa casa espiritual não sobre a areia, mas sim sobre a rocha. O modo como edificamos torna-nos capazes ou não de sobreviver às tempestades, que advirão no decorrer de nossa existência.
Mas o simples fato de o Mestre subentender que a casa está em fase de construção traz-nos consolo e tranquilidade. Pois anteriormente, ao proclamar os preceitos do Sermão da Montanha, suas palavras soavam como se nós devêssemos cumpri-los imediatamente e de uma só vez.  Agora, Ele abre os horizontes e nos permite compreender que temos a vida toda para trilhar a via estreita da perfeição e construir nossa morada espiritual, pedra por pedra. O homem, apesar de permanecer homem, no dizer de Máximo, o Confessor, “é inteiramente iluminado, na alma e no corpo, mediante a graça e o divino esplendor da glória que o penetra paulatinamente”. Dele, porém, sempre se requer uma decisão firme e resoluta, uma vez que construir sobre a rocha significa “edificar a própria vida sobre Deus”, frequentemente denominado “a Rocha” (Dt 32, 4-31; Sl 62,6; Is 26,4).

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro