Reflexão do Evangelho de Domingo – 09 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Domingo – 09 de Fevereiro
Mt 5, 13-16: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo

         Utilizando imagens simples e populares, como sal e luz, Jesus transmite seus ensinamentos e as verdades da fé. Ele deseja destacar as responsabilidades dos discípulos em sua missão evangelizadora no mundo. O sal, valiosa mercadoria no mundo antigo, constituía instrumento de troca e de compra. O sal purifica, penetra e preserva outros alimentos, mas, quando impuro, torna-se insípido e perde todo o seu valor. Se assim fossem os Apóstolos, insípidos, eles seriam desdenhados pelo povo e suas palavras não teriam força transformadora e o desespero tomaria o lugar da esperança. Como o sal puro, eles são destinados a purificar, preservar e penetrar a sociedade humana de modo que nela vigorem os valores do Evangelho e reinem a justiça e a paz. Os autênticos discípulos do Senhor, segundo Orígenes, “possuem a capacidade de se preservar para a vida eterna”, embora não estejam jamais isentos do risco de se tornarem insípidos. Daí o imperativo, proclamado por S. Cromácio de Aquileia: “Ser, constantemente, instruído na fé e na sabedoria celeste, permanecendo fiel a Jesus até o fim”, pois é justamente “pelo pecado que se torna sem sabor”, observa S. João Crisóstomo.
Ao longo do Evangelho, os discípulos compreendem que ser sal da terra é levar uma vida despojada, na qual transpareça a simplicidade (aplotes). É ser, no serviço a todos, simples e íntegro. À simplicidade opõe-se a duplicidade (dipsychia), a alma dividida, não entregue totalmente ao Senhor. No entanto, Ele não a rejeita, mas, infatigavelmente, continua a exortar todos “a se apresentarem, no dizer da Carta de Barnabé, com simplicidade de pensamento, jamais sendo duplos de ânimo”. 
         A imagem da luz, empregada logo a seguir, é muito sugestiva. Tanto pelo seu uso, necessário à vida, quanto pela importância dada pelos judeus que entendiam “luz” como uma expressão da beleza interior, reflexo da verdade e da bondade de Deus. O salmo 36 proclama: “Em sua luz vereis a luz” ou, no salmo 119: “Sua palavra é uma lâmpada que guia nossos passos”. Portadores da luz, os discípulos tornam-se lúmens do Evangelho, irradiando alegria e paz. No fulgor da verdade, afastam-se dos que os acolhem a cegueira do pecado e a falsidade da mentira.  
         Com sua palavra e exemplo de vida, os discípulos de Jesus são, no campo religioso, político e social, sal e luz do mundo, porque, ao abdicarem da glória dos homens, tornam-se presença da glória do Senhor no meio do mundo. S. Gregório de Nissa lembra que “o Senhor encoraja o homem, que cumpre os mandamentos de Deus, para fazer todas suas ações contemplando Deus, para agradar tão só a Deus, sem correr atrás de qualquer glória que venha dos homens. Ele foge de seus elogios, como se foge da ostentação. Mas ele é conhecido por todos, por sua vida e por suas obras, que glorificam o Pai que está nos céus”.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro