Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 19 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 19 de Fevereiro
Mc 8, 22-26: A cura do cego de Betsaida
        
 Com esta passagem, conclui-se a controvérsia de Jesus com os fariseus sobre os ritos de purificação. Logo após atender ao pedido da Cananeia e ainda na região da Decápole, Ele realiza a cura do cego de Betsaida. Em tais milagres reafirma-se a ideia de que a verdadeira pureza brota do interior do coração e é fruto da fé concedida por Deus. A repreensão feita, anteriormente, aos fariseus e aos discípulos, por não terem compreendido suas palavras, é uma dramática preparação para a cura desse cego. Talvez para provocá-los, por causa da incompreensão deles, o Mestre leva o cego a um lugar à parte. A restituição gradativa da visão ao cego, em dois tempos, induz a visualizar o processo de conversão interior ou a cura da cegueira espiritual. De fato, primeiramente, aquele que era cego vê, de modo turvo, as “pessoas que nem árvores andando”. De modo semelhante, apesar do contato assíduo com o Senhor, os discípulos não captam logo o sentido de suas palavras, pois também eles, para atingir a grandeza da fé, deverão passar por uma preparação. Só após, como seus autênticos e fiéis seguidores, eles “contemplarão claramente”, o sentido de suas palavras.    
         Em sua divina pedagogia, Jesus utiliza um modo simples e direto para expor o significado de sua pessoa e de seus ensinamentos. No primeiro momento, os discípulos o reconhecem em sua natureza humana, só posteriormente, após a Ressurreição, irão confessar a sua natureza divina. Eles o experimentam não como um divino anônimo, mas, no abismo da alegria interior, vislumbram nele o rosto humano de Deus, de um Deus que “se aniquila” com amorosa loucura, no cumprimento de sua missão pessoal de Salvador.   
         Os discípulos, então, declaram o que dirá, mais tarde, S. Atanásio: “Deus se tornou portador da carne, para que o homem pudesse tornar-se portador do Espírito divino”.  É uma vida segundo o Espírito, no nível do ser e do agir. Mergulhados num imenso movimento de encarnação, os discípulos, de ontem e do futuro, são levados a percorrer o caminho traçado pela própria Palavra proclamada por Jesus. Jamais estarão presos ao mero sentido literal da Palavra, mas tendo-o como ponto de partida, eles passam pelo sentido moral para alcançar o sentido mais profundo e provocador, o espiritual. É o conhecimento progressivo da mensagem de Jesus: ir da letra ao espírito, da sombra à realida,de, da figura à verdade. O Filho de Deus encarnado, crucificado, glorificado constitui lugar de ressurreição, em que o homem se eleva até Deus.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro