Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 12 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 12 de Fevereiro
Mc 7, 14-23: Lição sobre o que é puro ou impuro

         Após mostrar o sentido profundo das tradições judaicas, Jesus se dirige aos que o cercam e lhes diz que não é o que vem do exterior, mas “o que sai do homem, isso é o que o torna impuro”. Tertuliano interpreta estas palavras como sendo uma exortação, para que “sigamos ao Senhor, nós seus servos, e suportemos com paciência as injúrias recebidas e, assim, possamos bendizê-lo. Pois quando alguém diz algo insolente, com pouca moderação, ou algo mal contra mim, eu posso julgar que é necessário responder com idêntica amargura ou com um silêncio cheio de impaciência. Se eu maldigo, conclui ele, como poderia considerar-me seguidor dos ensinamentos do Senhor, para quem o homem não se mancha com a sujeira dos copos, mas com o que sai de sua boca?” Jesus não fala de animais puros e impuros, nem dos preceitos alimentares, mas sua intenção, como bem interpreta Tertuliano, é ir diretamente ao interior do homem, ao seu coração, fonte de seus pensamentos e desejos e, consequentemente, causa de atitudes desonestas e de más ações.
         Certa tristeza transparece na resposta de Jesus aos Apóstolos, quando estes lhe interrogam sobre o sentido das palavras, que Ele acabara de dizer. A interrogação do Senhor soa como um suspiro da alma: “Nem vós tendes inteligência?” Mas sua paciência é sem limites. Olhando-os fixamente, Ele volta a enfatizar que não são os alimentos, que tornam o homem impuro, a verdadeira mancha, a mancha moral, não é causada pelo alimento ou por algo exterior ao homem, ela provém do seu interior. Observa Orígenes: “Não nos manchamos se nos alimentamos com as coisas que os judeus, sendo escravos da letra da Lei, dizem que são impuras. Nós nos contaminamos quando, em vez de sujeitar nossos lábios à inteligência e à sabedoria, nos colocamos a falar sobre coisas inconvenientes”.
A verdadeira profanação tem sua fonte nos maus desejos, presentes no interior da pessoa. Por isso, o Apóstolo S. Paulo, na carta aos Romanos, recomenda transparência no agir e pureza de intenção, e persuade a deixar-se guiar pela caridade, “sem fingimento” (anhypócritos), isto é, sem hipocrisia. Urge estabelecer vínculos de união com todos, no amor sincero, “com um coração verdadeiro”. Por coração, ele entende “o lugar”, sede decisiva do agir humano, que torna o homem  puro ou impuro. Seu estilo de vida e suas ações corresponderão ao que está em seu coração, se ele é movido pela ganância ou pelo egoísmo ou pelo desejo de que o bem seja vitorioso na vida de seu semelhante.
        Os discípulos são, assim, concitados a ir além do simplesmente humano e material para expressar o amor de Deus, presente em sua vida. Eles amam a todos no próprio amor que lhes é comunicado por Deus. Mas no dom da liberdade, concedido pelo Senhor, cabe-lhes optar.  Quanto ao Senhor, Ele está sempre pronto a transformar e a purificar os corações dos discípulos, pela ação e pelo poder do Espírito Santo, capacitando-os a escolher o que é bom e a rejeitar o que é errado e pecaminoso. A cada um cabe tornar-se puro ou impuro, em seu interior.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro