Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 10 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 10 de Fevereiro
Mc 6, 53-56: Curas ao redor de Genesaré

           Uma vez mais, Jesus encontra-se na região da Galileia, mais precisamente, em Genesaré, vasta faixa de terra fértil, situada na planície de Genesar, na margem ocidental do lago do mesmo nome. Além da multiplicação dos pães e do fato de caminhar sobre as ondas do mar, Ele realiza aí muitos outros milagres. Admirado, o povo o considera mais do que um simples taumaturgo e, maravilhado com os seus ensinamentos, compara-o a Moisés, que com autoridade falava ao povo, no deserto. À mente de todos, surge a questão: não é ele o Messias? O milagre provoca curiosidade e espanto. O povo vê-se diante do inaudito e do estupendo, manifestações do milagre, que os encanta e os inebria, deixando, no entanto, na penumbra, o essencial. S. Agostinho observa: “O milagre é, principalmente, sinal da presença atuante de Deus em nossa história”.
No milagre revela-se a singular filiação divina de Jesus, Filho Unigênito de Deus Pai. Por isso, ao realizar um milagre, Jesus impõe, previamente, uma condição: ter fé, confiar em Deus e colocar-se totalmente em suas mãos. Sinal da ação divina, o milagre atesta o imenso amor de Deus, presente no mistério da Encarnação do seu Filho e manifestado, em plenitude, em sua Morte e Ressurreição. No entanto, urge purificar nosso coração e nossa mente, lançando fora, diz S. Agostinho, “a areia dos olhos, pois, para ver a luz, é necessário primeiramente limpá-los”.
         Manifestada no milagre, a graça divina anuncia um Deus que quer nos abraçar como seus filhos, o que supõe compreender a experiência de Jesus em sua relação com o Pai, relação que não se equivale a nada conhecido por alguém, a não ser que se coloque na dependência de Cristo e da fé, que Ele desperta em nós. Portanto, o aspecto extraordinário não é essencial ao milagre, mas sim a fé que nos comunica essa filiação literalmente divinizante, e isso, por ser Jesus – friso enfaticamente - o Filho de Deus no pleno sentido da palavra: desde toda eternidade. No Filho Jesus tornamo-nos filhos de Deus. Então, a esperança envolve nossa alma e nos remete, no Filho, à experiência de nossa própria ressurreição, momento escatológico, em que conheceremos Deus como Ele sempre nos conheceu. Essa experiência, momento sublime e único, assegura-nos a possibilidade miraculosa de nossa filiação divina, na participação da generosidade do “ágape”, amor que não apenas se dá totalmente, mas que dá a nós a graça de viver como Aquele que nos ama. Se o milagre atesta a presença de Deus entre nós, o encontro com o Senhor confirma, na fé, ser Ele o “Filho de Deus”, e ser Ele aquele que, realmente, pelo Espírito Santo, nos permite comunicar aos outros essa experiência de filhos de Deus. 


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro