Reflexão do Evangelho de Terça-feira – 04 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Terça-feira – 04 de Fevereiro
Mc 5, 21-43: Cura da hemorroíssa e ressurreição da filha de Jairo
        
         Será que apresentamos ao Senhor, com fé e confiança, nossas dificuldades e angústias? No Evangelho de hoje, Jesus transmite consolo e conforto a uma mulher doente e a um pai angustiado. Lendo seus corações, Ele reconhece a fé que os anima e a esperança que os encoraja a se aproximarem dele. São movidos não por razões, meramente, humanas, mas pela confiança que nele depositam.
O pai angustiado, chefe da Sinagoga, pede por sua filha, “significando, segundo S. Agostinho, o povo judeu, enquanto a hemorroíssa representa a Igreja provinda do paganismo”. A ação misericordiosa de Jesus dirige-se a todos, judeus e pagãos. Ao mencionar o fato de que a mulher, doente como estava, devia permanecer segundo a Lei fora da cidade, S. Jerônimo ressalta a grandeza dos sentimentos de Jesus e nos leva a contemplar “a largura e o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo” (Ef 3, 18).  
         A ação de Jesus, curando a mulher, manifesta seu poder, “que habitando em seu corpo, observa S. Hilário, dava eficácia às menores coisas, e a ação divina se comunicava às franjas de sua veste. Pois Deus não é divisível nem limitado. Ora, a fé atinge a todos por toda a parte e o poder divino está igualmente em todos os lugares. O fato de assumir um corpo não cerceia seu poder. Pelo contrário, o poder divino assumiu a fragilidade do corpo humano para, justamente, manifestar nossa Redenção. E seu poder é tão infinito, tão liberal, que a obra de salvação dos homens estava presente até nas franjas do manto de Cristo”. De fato, Ele se fez um de nós, reintegrando nossa história humana no desígnio divino, que nós, na experiência de nossa liberdade, pessoalmente concretizamos quando, pela fé em sua Palavra, alcançamos o abandono total no total dom de Deus.
         A cura da mulher hemorroíssa torna-se, na filha de Jairo, prenúncio de sua ressurreição. O poder de Jesus, o Filho de Deus, curando e trazendo de novo à vida física, atua ainda hoje concedendo-nos a cura física e espiritual, e tornando-nos novas criaturas. A pergunta aos Apóstolos: “Quem me tocou?” não significa ignorância do que aconteceu. Ele bem sabe quem o tocou e o que se passa no coração daquela mulher e o que sucederá à filha de Jairo. Nada lhe escapa. Tudo sabe e tudo vê. A sua misericórdia é infinita!   


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro