Reflexão do Evangelho de Quinta-27 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Quinta-27 de Fevereiro
Mc 9, 41-50: O escândalo a ser evitado

         Vivemos em meio a dois poderes que se embatem, o poder da tentação e o da fé. Se o primeiro nos quer arrastar ao pecado, o segundo permite-nos superar os obstáculos e vencer as atrações do mal. O maior dos males é a ruptura com Deus e com os irmãos, e o maior bem é a vida em Deus e a comunhão fraterna. Por isso, quão grande foi o escândalo suscitado pelo bezerro de ouro, o cisma de Israel ou os ídolos de Samaria! Mas, não menos forte foi o constante apelo dos profetas e, sobretudo, de Jesus, para que ninguém se tornasse causa de escândalo.
A palavra escândalo sugere a ideia de armadilha ou pedra de tropeço, que leva alguém a se afastar da fidelidade a Deus e a romper a comunhão fraterna. Ao insistir sobre a gravidade do escândalo, Jesus exorta os discípulos para que se esforcem em não ocasioná-lo. Impressiona-nos ouvi-lo dizer, com voz áspera e severa: “Seria melhor para quem é causa de escândalo atar no pescoço uma grande pedra de moinho e lançar-se ao mar”. Ouvindo-a, exclama S. Agostinho: “Jesus não se envergonhou de repetir três vezes as mesmas palavras. Quem não tremeria diante desta repetição e desta ameaça, saída com tal rigor da boca divina?”
         Urge evitar o escândalo. É premente eliminar os obstáculos existentes em nosso interior e sermos espiritualmente íntegros, pois aos olhos de Deus, o valor de cada pessoa é inestimável. Todos são filhos amados de Deus. Destacando os pequeninos, Jesus quer designar as crianças, mas também os pobres, os injustiçados e desprezados, importantes perante Deus, cujo desejo é que nenhum deles se perca. Fortaleçamos em nós o poder da fé, que revigora a pujança do amor em nosso coração para, assim, estabelecermos uma “aliança de sal”, isto é, uma aliança perpétua, selada pela amizade com Deus e com nossos semelhantes. Será a vitória do poder da fé, que nos permite viver a união com Deus no respeito a todos. Seremos “sal da terra”, jamais causadores de escândalo e estaremos edificando a muitos, que não permitirão que a aspereza e a sombra do mal encontrem guarida em seus corações.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro