Reflexão do Evangelho do dia 07 de Outubro de 2012
Reflexão de Dom Fernando
Antônio Figueiredo para:
Domingo – 07 de
outubro
Mc 10, 2-12: Perguntas
sobre o divórcio
Os
fariseus perguntam a Jesus: “É lícito repudiar a própria mulher por qualquer
motivo que seja?” Eles conheciam as determinações do Deuteronômio e a discussão
existente entre os rabinos a respeito do motivo que legitimava o repúdio da
própria mulher. A expressão do Dt 24,1 era pouco precisa. Alguns a interpretavam
em sentido mais estrito, restringindo-a a uma conduta desonrante, escola de
Shammai. Ou em sentido mais amplo, escola de Hillel, segundo a qual se podia
repudiar a mulher por não importa qual motivo. A pergunta dos fariseus é,
portanto, capciosa e visa colocar Jesus à prova.
Compreendendo
o que estava no coração de seus ouvintes, o Senhor situa a questão no quadro dos
desígnios do Pai. Sem negar a Lei, é necessário superá-la não se deixando
limitar por ela. Por isso, ele os conduz ao amor de Deus, manifestado no gesto
inicial da criação do universo. Diz ele: “Não lestes que desde o princípio o
Criador os fez homem e mulher?” Refere-se, diretamente, à criação de Adão, mas,
como S. João no prólogo do seu Evangelho, reporta-se, sobretudo, ao “princípio”
não temporal, mas absoluto e eterno, isto é, à nossa eleição em Deus. Pois antes
da fundação do mundo, nos desígnios eternos do Pai, somos chamados a ser, na
caridade, imagem da Trindade, “homens e mulheres” santos e imaculados diante de
Deus.
A
semente da Verdade encontra-se presente em cada um de nós, porquanto todos têm,
inscrita no mais profundo de sua natureza, a marca indelével da Vontade do Pai.
E ela permanece em nós, através dos tempos e das civilizações, não menos presente
que a natureza humana saída das mãos de Deus. Por isso, o Senhor afirma: “O que
Deus uniu o homem não separe”. Considera-se, assim, ilegítima a lei autorizando
o divórcio, como também se reconhece que nenhum poder humano tem o direito de
atentar contra a liberdade dada e respeitada por Deus, nem dispor, pela
eutanásia ou pelo aborto voluntário, da vida, dom precioso e sagrado. A vida
não é propriedade nossa. Ela pertence a Deus. E ele concede sua graça e seu poder
aos que buscam seguir o caminho da santidade segundo seu estado de vida. S.
João Crisóstomo considera que “as palavras de Deus sobre a união entre o homem
e a mulher demonstram que essa não deve jamais ser infringida”.
À
luz desses princípios, desde cedo, o matrimônio vai se realizar na Igreja
diante do seu ministro: “In facie ecclesiae”. S. Inácio de Antioquia testemunha
tal prática em sua carta a S. Policarpo: “Convém que os homens e as mulheres
que se casam, contratem sua união com o parecer do bispo, a fim de que seu
matrimônio seja feito segundo o Senhor”.
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