Reflexão do Evangelho do dia 14 de Outubro de 2012


Reflexão de Fernando Antônio Figueiredo para:
Domingo – 14 de outubro
Mc 10, 17-27: O jovem rico
       
        Desejoso de encontrar paz e felicidade, um jovem procura Jesus. Desde a primeira palavra, emergem de seus lábios questões sobre a bondade e a felicidade. A própria saudação do jovem é muito significativa: “Bom Mestre”, diz ele. Talvez, quisesse sentir-se seguro da salvação, pois não era costume acrescentar o epíteto “bom” ao título “mestre”. Mas Jesus aproveita o pensamento do jovem para remetê-lo a Deus, o único Bem absoluto, modelo de santidade.  Embora sincero, o jovem não se mostra ainda capaz de atingir as realidades mais sublimes, pela prática dos conselhos evangélicos, sobretudo, o da pobreza. Daí o fato de “retirar-se muito triste, porque possuía muitos bens”. Não nos parece que Jesus quisesse levá-lo, imediatamente, a esta reação. Muito provavelmente, ela se deu porque as palavras do Mestre não correspondiam exatamente ao que ele esperava.  
        Todo o episódio gravita ao redor das posses do jovem rico. De fato, nos primeiros passos de sua entrega ao Senhor, a porta de acesso ao céu vincula-se aos bens materiais. Possivelmente, ele guiava-se pela ideia de que as riquezas e o sucesso terreno seriam sinais das bênçãos divinas. Por isso, S. João Crisóstomo não o considera como alguém movido por más intenções ou “avaro e escravo do dinheiro”. Possuidor de uma mentalidade materialista e, sendo presunçoso, ele deposita toda sua confiança em si mesmo e em seus bens. Nessa sua ótica, o fato de chamar Jesus de “bom Mestre” estaria refletindo a esperança de ganhar, através do agrado e do elogio, a glória eterna. Jesus quer ajudá-lo e, segundo seu costume, procura elevar esse seu desejo, até certo ponto compreensível, às perspectivas sobrenaturais da fé. O bom e a felicidade, aludidos pelo jovem, identificam-se com Deus, que se nomeia a verdade e a bondade. Daí a insistência de Jesus: “Só Deus é bom”.
O jovem é convidado a trilhar o caminho da perfeição. Diz-lhe o Senhor: “Uma só coisa te falta, vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu”. Estabelece-se a oposição entre o Bem supremo, único capaz realmente de trazer a felicidade eterna, e a multiplicidade insuficiente das riquezas. As palavras do Mestre são claras: a paz e a confiança interior só podem ser encontradas em Deus. O verdadeiro tesouro é Deus e não a posse de bens materiais, como julgava o jovem, que ao ouvir Jesus se afasta e não o segue. S. Agostinho observa: “Quanto se deve amar a vida que não terá jamais fim! Tu que amas esta vida na qual sofres e te afliges, em meio a tantas preocupações, busca a vida eterna, onde não suportarás estes sofrimentos, mas reinarás eternamente com Deus”. Eis a riqueza essencial do ser humano!
        O próprio Evangelho interroga: Onde está o teu coração? Pois onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração. O jovem é posto diante de uma séria decisão: Deus ou as riquezas materiais. Sem desprezá-las, ele é exortado a não colocar nelas o essencial da vida. Lembremo-nos da parábola da pérola preciosa ou do tesouro escondido no campo.  Quem os encontra, sacrifica tudo para obtê-los, pois só Deus pode, finalmente, satisfazer o desejo profundo do coração. De fato, escreve Clemente de Alexandria: “Quem experimenta a bondade do Pai celestial, testemunhada pelo próprio Cristo, Verbo de Deus, sente-se atraído para Deus e está pronto a se abandonar em suas mãos”.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro