Reflexão do Evangelho do dia 07 de Dezembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Sexta-feira – 07 de dezembro
Mt 9, 27-31: Cura de dois cegos
       
        Os cegos gritam clamando por Jesus: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” O título “filho de Davi” traduz a expectativa popular do Messias, anunciado a Davi pelo profeta Natan e cuja promessa tinha sido muitas vezes reiterada por Isaías, Jeremias e outros profetas. O mesmo título será utilizado no anúncio a Maria pelo anjo Gabriel. O evangelista S. Mateus terá a preocupação de explicá-lo juridicamente, ligando-o, por nascimento, à “casa de Davi”.
        “Tem misericórdia” suplicam os cegos, exprimindo um sentimento de piedade, tão natural ao ser humano. Eles refletem a experiência do nada e do despojamento. Igualmente, a compreensão da vida como fruto da gratuidade do amor. Porém, ao chamá-lo “Filho de Davi”, eles demonstram sua fé, reconhecendo-o como o Messias de Deus.  Comenta S. Hilário: “Os cegos viram porque creram e não creram porque tinham visto”. A fé manifestada confere ao termo “misericórdia” todo um sentido divino. Orígenes observa que “Cristo e a Igreja iluminam nossas almas. Mas só seremos iluminados, se não formos cegos na alma. De fato, como aquele que é cego nos olhos do corpo não pode receber a luz do sol e da lua, embora seja iluminado, Cristo nos iluminará caso não seja impedido pela cegueira de nossa alma. Se porventura existe tal cegueira, é preciso, em primeiro lugar, seguir a Cristo e clamar, com fé e ardor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós. Seremos, então, iluminados pelo resplendor de sua luz divina”. Diante do milagre realizado por Jesus, Cromácio de Aquileia professa que o “Filho de Deus veio para a salvação do gênero humano e, assim, removida a cegueira do erro e da maldade, todos reconhecem aquele que é a verdadeira luz”. 
        Por cegueira da alma entende-se o fato de estar fechado à possibilidade de manter vínculos, valores, sentidos e obrigações. Ser curado não é, simplesmente, livrar-se de algo. Ser curado é assumir um mundo novo.  É ter acesso ao novo, ao outro, que, por força da cegueira, ele não conseguira, até então, ver nem compreender. Sim, a pouco e pouco sua visão torna-se clara, seu coração liberta-se do egoísmo e as forças e energias interiores de sua alma adquirem asas, que a elevam à contemplação dos bens eternos.
Pasmos, lá estão os que eram cegos! O silêncio envolve-os. Eles balbuciam, pois não encontram palavras para descrever o que seus olhos físicos veem. Eles experimentam a alétheia, a verdade, pois nada conseguem esconder e nada permanece escondido a eles. Libertados e curados, eles entregam-se a Jesus, o “Filho de Davi”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro