Reflexão do Evangelho do dia 24 de Dezembro de 2012


Reflexões de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Segunda-feira - 24 de dezembro
Lc 1, 67-79: Benedictus - Nada é impossível a Deus

            Será que nos sentimos felizes, alegres e cheios de esperança com o anúncio do Evangelho? A vinda do Senhor Jesus, fonte de júbilo interior, é a realização das promessas de Deus. O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo, referido por Jesus ao longo de sua missão pública. O Espírito conduz a criatura à fonte de vida, à liberdade do Mistério, na rica diversidade de suas manifestações. O Mistério não é o estranho longínquo, o abstrato e o enigmático.  Ele é o “habitat”, a realidade mais íntima de cada um de nós. Tal sentido foi conservado na língua alemã. Geheimnis, mistério, refere-se a um conjunto ou a uma presença intensa (ge) daquele que é acolhido em sua morada (heim) interior. Assim, no âmago da existência, reconhecemos nossa origem em Deus, manancial inesgotável de sentido e de esperança. É a mística experiência do Inefável. Ele nos envolve e as sendas percorridas por nós, ao longo da vida, não nos são dadas a conhecer previamente. Predomina, então, o olhar admirativo na expectativa do que há de vir. Porém, na certeza de que o impossível a nós é possível a Deus.
Isabel, mulher estéril e de idade, dá à luz um filho, João Batista. Ao ser circuncidado, no oitavo dia, segundo costume judaico, seu pai Zacarias, antes mudo, ficou repleto do Espírito Santo e louvava a Deus.  Uma Virgem, chamada Maria, concebe um filho, Jesus o nosso Salvador. Obra do Espírito Santo de Deus. De Maria, ele assume nossa humanidade para nos comunicar as riquezas da vida de Deus. Diante de tais fatos, comenta s. Ambrósio: “Ninguém perca a confiança ou desista das divinas recompensas”.
Nada é impossível para Deus. Inspirado pelo divino Paráclito, Zacarias profere palavras proféticas e eleva um hino de louvor pela obra da redenção que Deus iria realizar por Jesus, seu Filho Unigênito. Ele traria paz e segurança a seu povo. O Espírito Divino concede a Zacarias contemplar seu filho João como profeta, destinado a preparar os caminhos do Messias. “Sua voz, observa s. Ambrósio, unirá julgamento e misericórdia, arrependimento e fé”. Ele “foi uma lâmpada que precedia Cristo”, reflete s. Cirilo de Alexandria. Jesus, o Senhor, exclama s. Beda, “nos traz a verdadeira luz do alto. Graças a ela, são removidas as trevas do erro e nos é indicado o seguro caminho para a pátria celeste”. Os famintos de Deus não ficarão desapontados, pois Jesus nos revela o amor e a misericórdia divina. Anima-nos a certeza, na fé, de que o impossível a nós é possível a Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro