Reflexão do Evangelho do dia 19 de Dezembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quarta-feira - 19 de Dezembro
Lc 1, 5-25: Anúncio do nascimento de João Batista
           
Zacarias “estava no Santuário do Senhor para oferecer o incenso” e “todo o povo estava fora”. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor, que lhe anuncia: “não tenhas medo, Zacarias, porque a tua súplica foi ouvida, e Isabel, tua mulher, vai te dar um filho ao qual porás o nome de João”. O fato se desenrola durante um ato litúrgico, o que lhe confere um alcance amplo e profético. Não se resume, simplesmente, ao casal. É a resposta de Deus à prece de Zacarias, mas também à súplica de todo o povo fiel, de acordo com as próprias palavras do anjo: “Terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento”. A expressão “anjo do Senhor” é empregada para designar a manifestação da vontade divina. O próprio anjo declara: “Eu sou Gabriel; assisto diante de Deus e fui enviado para anunciar-te esta boa nova”. Perturbado, Zacarias expressa reverencial temor a Deus.
            “Não temas”, diz o Anjo, cuja presença é sinal da benevolência e da graça de Deus. E anuncia-lhe a Nova Aliança, pois a esterilidade de sua esposa Isabel é imagem do povo de Israel à espera do Messias prometido. Nesta ótica, S. Beda interpreta as palavras do Anjo, “tua prece foi ouvida”, como expressando “não diretamente a súplica por um filho, pois Zacarias considerava tal fato como impossível, mas referindo-se “à oração” pela salvação de todo o povo. E a oração foi ouvida por Deus”.
            Embora fale do nascimento de João Batista, o relato gravita ao redor da vinda do Salvador. Assim, ao impor um nome à criança, “porás o nome de João”, o texto bíblico aponta para a História da Salvação. O nome João significa “graça do Senhor” e assinala o dom feito em benefício dos pais, a concepção da criança, e, sobretudo, o dom do Espírito Santo, transmitido a João desde o seio de sua mãe, por ocasião da visita de Maria à sua prima. Refere-se, igualmente, ao dom concedido aos filhos de Israel, convocados por João a participar da liberdade abscôndita do Mistério de Deus. Mais tarde, Jesus falará dos pobres em espírito, abertura radical à inesgotável riqueza de Deus, dom concedido pelo Espírito divino.
            Portanto, o anúncio do nascimento de João permite entrever a sua missão de precursor do Messias. Pois, ao indicar a sua missão como a de “reconduzir os pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos”, prepara-se o povo para a vinda do Senhor. Ele é convocado a ser rico no vigor da cordialidade e a experimentar, na gratuidade do fato ocorrido, a generosa liberdade de Deus. Na mudez de Joaquim, ouve-se o apelo para se deixar guiar por Deus e abrir-se a ele no “fiat” incondicional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro