Reflexão do Evangelho do dia 14 de Dezembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Sexta-feira – 14 de dezembro
Mt 11, 16-19: Julgamento de Jesus sobre sua geração
           
              À guisa de crianças que brincam de “casamento” e “enterro” na praça, umas cantando modinhas alegres, outras não acompanhando; umas entoando lamentações, outras não se interessando,  os ouvintes de Jesus, como os de João Batista, mostram-se indiferentes às suas palavras. O Mestre suspira com tristeza e pergunta: “A quem, pois, hei de comparar os homens desta geração?” Em seu sentido semítico, o termo geração adquire diversos sentidos. No Evangelho indica um apelo à penitência e à conversão. Àquela geração é chegada a hora de Deus, a hora da graça, tempo propício para festejar com alegria a presença do esposo, que proclama a boa nova do Reino.
Ora, não reconhecendo Jesus como o Messias esperado e desejado, os chefes religiosos chamam-no de glutão e de beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores. Interpretam-no erroneamente. Pois Jesus não é amigo do pecado, diante do qual ele é particularmente severo, condenando-o. Seu gesto de acolhida expressa o objetivo de sua missão: trazer a salvação aos que se reconhecem pecadores e aos que são presença da misericórdia divina. Atitude que S. Agostinho relaciona com a humildade, “sem a qual não há esperança de salvação”.
            Se a proclamação da boa nova é causa de grande alegria para os que a ouvem, ela não deixa de ser uma advertência aos que a recusam. Há uma exigência: ser ou não de Deus. Quem ouve a mensagem de Jesus tem o coração aberto para Deus e participa do desígnio divino da salvação. Movido pela certeza na fé de que o Senhor é amigo dos pecadores, pelos quais ele deu a vida, uma impaciência, uma pressa toca o coração do discípulo no desejo de ultrapassar-se para atingir o soberano Bem, que saciará suas aspirações e expectativas. Desde já ele participa da imortalidade.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro