Reflexão do Evangelho do dia 07 de Maio de 2013


Terça-feira – 07 de maio
Jo 16, 5-11: A vinda do Espírito Santo
         
          Pelos caminhos da Galileia e da Judeia, os Apóstolos acompanham Jesus. Sentem-se unidos a ele: “A vida, a alegria e a festa deles é Cristo, luz da luz do Pai” (Isac de Nínive). Agora, Jesus lhes anuncia o seu afastamento. Fala de sua partida para junto do Pai. É a sua despedida. Se até o momento, ele falava em nome de todos, chegou a hora de ele partir e são os Apóstolos que terão de testemunhar. Mas eles não estarão sós. O Senhor lhes promete enviar o Espírito Santo.
          Diante das palavras do Mestre, “a tristeza encheu os seus corações”, pois não tinham ainda compreendido a importância de sua ida para o Pai. Caso ele não os deixasse, o Espírito Paráclito não viria para iluminá-los e fortalecê-los na fé. Só, então, seriam capacitados a testemunhar a todas as pessoas o sentido da missão do Senhor, selada na morte por amor. Graças à ação do Espírito divino, a obra de Jesus continua e sua mensagem é transmitida a todas as gerações. O Espírito divino é denominado “Paráclito”, defensor dos discípulos, fazendo às vezes de juiz ao decidir entre Jesus e o mundo incrédulo, que rechaça os seus ensinamentos. Ele mostra em quem reside o pecado e a justiça.
Jesus fala do caráter provisório da tristeza dos Apóstolos. Presente na partida de Jesus, a tristeza é também a condição para se chegar à alegria perfeita, concedida pelo Paráclito, cujos primeiros frutos são “a caridade, a alegria e a paz”. Os Apóstolos previvem o mistério pascal da morte, ressurreição e ascensão do Mestre, no qual se celebra a redenção, a purificação dos pecados e, antecipadamente, a luz da Páscoa, “sinal do seu futuro advento”. Ao acolherem o Espírito Santo, eles participam da geração eterna do Filho e são introduzidos na vida da Trindade Santa.
          O itinerário espiritual dos discípulos é traçado, primeiramente, por Jesus. Ele é o Caminho, o “retorno para o Pai”. Ao receberem o Espírito Santo, eles percorrem o Caminho, que é Cristo, e o “corpo deles, então, se torna tabernáculo da graça para a eternidade” (S. Serafim de Sarov).  S. Cirilo de Alexandria comenta que “enquanto Jesus vivia corporalmente entre seus fiéis, ele se revelava como o dispensador de todos os seus bens; mas quando chegou a hora de regressar ao Pai celestial, continuou presente entre seus féis mediante seu Espírito, e habitando pela fé em seus corações. Assim já não são simplesmente homens, mas filhos de Deus e habitantes do céu, pelo fato de se terem tornado partícipes da natureza divina”.
          Sustentada pelo Espírito, a Igreja continua a viver e a anunciar a mensagem de Jesus, compreendida sempre mais profundamente e proclamada de acordo com as exigências de cada época. Desse modo, o Espírito a conduz “à verdade total”, pois diz Jesus: “Quando ele viver, o Espírito da verdade, ele vos guiará à verdade plena”.
Em suma, o Cristo glorificado continua a falar pelo Espírito Santo e o Evangelho de S. João reflete todo ele a glória (doxa) divina de Jesus.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro