Reflexão do Evangelho do dia 19 de Maio de 2013


Domingo – 19 de maio
Jo 20, 19-23 – Pentecostes (Efusão do Espírito Santo).
         
          Após sua morte e ressurreição, Jesus prometeu a seus discípulos o dom do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, rezamos uma antífona, muita significativa e de grande beleza, na qual suplicamos ao Espírito Santo que “Ele nos faça renascer, e renove a face da terra”. Lembramo-nos, então, da passagem do Evangelho do dia de hoje. Jesus “soprou sobre os Apóstolos e lhes disse: Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados”. No perdão de Deus renascemos para uma vida nova. Por meio dos Apóstolos e dos ministros de Cristo, o Espírito Santo age e nos concede o perdão sacramental. Regenerados, contemplamos a luz divina iluminando o nosso ser e, extasiados, mergulhamo-nos no oceano de luz e de silêncio. A doçura é tal, que o coração se consome de amor e nos prepara para dar a vida por aquele que amamos, por todos e cada um com o qual convivemos. O fogo do Espírito nos recria.  
          S. Jerônimo, comentando a presença do Espírito na vida dos Apóstolos, escreve: “Eu ouso dizer com toda liberdade que desde o dia em que os Apóstolos professaram sua fé no Senhor, tiveram sempre o Espírito Santo; e eles não teriam podido fazer nenhum milagre sem a graça do Espírito Santo; mas eles o tinham em certa medida... Depois, no primeiro dia da Ressurreição eles receberam a graça do Espírito para perdoar os pecados, batizar, tornar filhos de Deus e dar o Espírito de adoção; enfim, no dia de Pentecostes, eles receberam os outros dons do Espírito”. Jesus sabia que os Apóstolos necessitariam do poder do Espírito Santo para levar avante a missão a eles confiada.
          Somos, assim, introduzidos no único mistério, que se estende no tempo e compreende diversos acontecimentos históricos. Na realidade é o mesmo Dom de Deus, o Espírito Santo, que foi comunicado aos Apóstolos, graças ao qual eles penetraram o Eterno, sempre inesgotável e infinito. Desde já, o Espírito nos concede vida nova, uma vida de amor, de paz, de alegria e de justiça. “Vinde Espírito Santo!” Brado que se eleva do nosso coração e nos conduz ao próprio coração do Pai e do seu Filho Jesus Cristo.  Caem as barreiras do ódio, da inimizade e do egoísmo. A comunhão se estabelece entre nós, refulge a beleza da harmonia e nossa vida se transforma no poder e na graça do Deus uno e trino.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro