Reflexão do Evangelho do dia 17 de Maio de 2013


Sexta-feira – 17 de maio
Jo 21, 15-19: A confirmação de Pedro

          Em Cesareia, logo após sua confissão de fé, Jesus institui o primado do Apóstolo S. Pedro. Agora, após a sua ressurreição, ele realça o primado de Pedro e sua autoridade sobre os demais Apóstolos: “Quando voltares, diz Jesus, confirma teus irmãos”. O verbo “voltar” insinua a ideia de conversão, sugerindo, de modo implícito, a tríplice negação do Apóstolo no momento da prisão do Mestre. Se, naquele momento, Pedro vacilou, logo em seguida, voltando-se para o Senhor verteu lágrimas de arrependimento.    
Em sua terceira aparição aos Apóstolos, Jesus ressuscitado empreende um sublime diálogo com Pedro. Parece-nos que o Mestre deseja restabelecer a “rocha” em sua fortaleza com uma tríplice profissão de amor. Diz a Simão Pedro: “Amas-me mais do que estes?” O fato de repeti-la por três vezes, leva-o a descobrir, na humildade, onde reside a força de sua renúncia e reforça o sentido do verbo amar: “Amas-me acima de tudo?”
        Pedro responde simplesmente que ama. Não se atreve a dizer que o ama mais do que os outros. Por isso, Jesus, com delicadeza, vai levá-lo a compreender que dar a vida por ele é dom divino. Pedro compreende e apela para o conhecimento que Jesus tem do que está presente em seu coração: “Sim, Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Sua emoção na terceira resposta é bastante comovedora e reflete a consciência íntima de sua entrega confiante ao Senhor.
Nas duas primeiras vezes, Jesus emprega o verbo “agapein” (amar-doação) e Pedro responde com o verbo “filein”, ser amigo. Ele não ousa se colocar no mesmo nível de Jesus na sua entrega total ao Pai e aos irmãos. Mas, na terceira vez, Jesus desce até Pedro e emprega o verbo “filein” para introduzi-lo em seu amor. É a manifestação da misericórdia: Jesus se abaixa, toma Pedro e o eleva, situando-o em seu próprio nível. Então, definitivamente ele pode dizer-lhe: “Segue-me”. Pedro está preparado para apascentar o rebanho do Senhor, pois ele será a sua força, e estará pronto para glorificá-lo pela sua morte, predita pelo Mestre, com um solene duplo “amém”: “Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres”. A Tradição lê nestas palavras a morte de Pedro na cruz, em resposta ao apelo de Jesus: “Segue-me”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro