Reflexão do Evangelho do dia 18 de Maio de 2013


Sábado – 18 de maio
Jo 21, 20-25: O destino dos Apóstolos Pedro e João

          Ao longo de sua missão pública, Jesus emprega o verbo “permanecer” por diversas vezes. Já no início de suas pregações, vendo André e o “outro discípulo” e visando colocá-los em seu seguimento, ele lhes diz: “Vinde e vede”. O verbo “ver” ou o ato de ver tem um papel importante no processo joanino do conhecimento, o que permite situar S. João entre as testemunhas oculares da vida de Jesus. De fato, logo após, o Evangelho narra que ambos permaneceram com Ele “aquele dia”, expressão que designa a união íntima deles com Jesus. Tornam-se seus discípulos, pois deixam tudo para segui-lo.
          A figura jovem e mística do evangelista S. João nos impressiona, sobretudo, na celebração da última Ceia e no momento da crucifixão de Jesus.  Na Cruz, João representa todo verdadeiro discípulo de Jesus e recebe Maria como sua mãe. Orígenes escreve: “Ainda hoje, Jesus diz a cada um de nós: eis tua mãe”. Na última Ceia, ele repousa sua cabeça sobre o coração de Jesus e aí permanece à escuta de sua Palavra, partilhando de sua intimidade a ponto de permanecer nele e ele em sua vida. O que confere um colorido todo especial às palavras de Jesus a Pedro: “Se quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Segue-me tu”.
Portanto, para Jesus cada um tem a sua missão. Ao Apóstolo S. Pedro, ele confiou a Igreja e a função de confirmar os irmãos na fé e na prática da fé. Ao Apóstolo e Evangelista S.João, ele concede a graça e a luz divina para colocar-se, no tempo presente, à escuta da Palavra e ser, desde já, presença da visão beatífica, postulada pela fé e plenificada pelo amor (ágape). Aliás, ao longo do seu Evangelho, S. João tende a relativizar a perspectiva temporal e acentuar o “já agora” da vida eterna. Ao falar da comunhão contemplativa, ele revela um coração atento (noera kardia) e uma atenção total de espírito (noera proseuché), que, em tranquila serenidade, se transfiguram na luz divina. Seu objetivo é conduzir os cristãos ao “evangelho eterno” ou, em outras palavras, ao “evangelho espiritual”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM                                               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro