Reflexão do Evangelho do dia 13 de Maio de 2013


Segunda-feira – 13 de maio
Jo 16, 29-33: Jesus fala claramente aos Apóstolos

          Por diversas vezes, Jesus fala aos Apóstolos de sua origem divina, embora não tão claramente como no Evangelho de hoje. Ao ouvi-lo, eles exclamam: “Agora vemos que sabes tudo e não tens necessidade de que alguém te interrogue. Por isto cremos que saístes de Deus”.  A palavra de Jesus é clara e sem figuras ou enigmas. Tornam-se supérfluas as imagens, pois se aproxima a hora da despedida. Reconfortados e alegres, os Apóstolos reconhecem no Mestre sua ciência divina e, pasmos diante de sua sabedoria, declaram: “Tu sabes tudo”. Afirmação que confirma as palavras ditas anteriormente por Jesus: “O Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena” (v.13). Ele é a revelação perfeita do Pai. É a sua presença. Diz ele: “Saí do Pai e vim ao mundo; de novo deixo o mundo e vou para o Pai”. Palavras de grandeza majestosa, verdadeiro compêndio do Evangelho de S. João.
          O intuito do Senhor é fortalecer seus seguidores, para que não vacilem em sua fé e possam resistir a iminente tragédia que se avizinha: sua prisão, paixão e morte. Sem duvidar da sincera disposição deles, pergunta-lhes: “Credes agora?” O “sim” dado por eles é uma semente do que irá transparecer mais tarde, após a vinda do Espírito Santo. Então, eles serão imperturbáveis e demonstrarão uma fidelidade inconteste. O caminho é longo e o processo é exigente. Por isso, apesar de seus protestos de firmeza e de lealdade, o Mestre os alerta e os conforta, preparando-os para o momento de sua Paixão: “Eis que chega a hora – e ela soou –em que vos dispersareis, cada um para o seu lado e me deixareis sozinho”. Porém, movido por sua bondade, transmiti-lhes a certeza da vitória final: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo”. A sua vitória é a deles. Escreve S. Agostinho: “Tiveram fé e venceram. Em quem, a não ser nele? Pois ele não teria vencido o mundo, se o mundo tivesse vencido seus membros”.
          Cumprem-se as profecias de que o Messias instauraria a verdadeira paz e reuniria na unidade os filhos de Deus dispersos, não os deixando entregues aos ataques inimigos. Os seguidores do Mestre nada têm a temer. Ele estará sempre com eles.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro